Lista de convidados
Elaborar a lista de convidados é, para a maioria dos noivos, um motivo de grande stress!
As primeiras discussões surgem exactamente no momento em que os pais dos noivos (tradicionalmente quem paga a festa) estabelecem um número de convidados a ambas as partes.
Os pais têm, normalmente, dois objectivos: convidar os seus amigos e limitar o número de convidados, já que o orçamento aumenta ou diminui consoante o número de convidados!
Converse com calma e tranquilidade, e tente convencer os seus pais de que esta é a festa dos vossos sonhos e que não gostaria de deixar de fora os seus amigos mais íntimos.
Aqui ficam alguns conselhos para elaborar a lista de convidados:
-Comece por fazer uma lista de grande dimensão e, sobre esta lista, escolha o número de pessoas que pode, de facto, convidar. Ponha de lado as pessoas menos intimas e com as quais não tem obrigações.
-Elabore a lista por ordem alfabética , de forma a evitar repetições de nomes. Coloque à frente o nome do par.
-Não é obrigatório o noivo e a noiva terem o mesmo número de convidados, desde que haja bom senso, tudo é possível.
-Faça uma lista de suplentes para poder substituir as falhas. Existe uma percentagem de convidados que não pode ir (cerca de 20%).
-Faça a lista com tempo , pois quanto mais cedo tiver as confirmações, poderá ir refazendo a lista.
-Lembre-se que deve convidar quem a convidou e que nunca se convida marido sem mulher e vice-versa.
-Se tem uma grande família, convide apenas os primos mais velhos.
-Quando começar a cortar na lista, restrinja os amigos mais recentes e crianças.
-Convide apenas os seus sobrinhos (se tiver) e peça aos seus amigos que não levem os filhos.
-É impossível convidar todas as pessoas que a convidaram para o seu casamento, sobretudo se casar tarde. Se tiver que escolher, opte pelos casamentos mais recentes ou pelos amigos mais íntimos .
-O chefe de trabalho ou os seus colegas de trabalho não têm que ser convidados, a não ser que se tenham estabelecido laços profundos de amizade. Se puder convidar uma ou duas pessoas da sua empresa, é simpático convidar a pessoa com quem trabalha directamente .
-Tente perceber que os seus pais também têm obrigações. Peça-lhes que convide apenas os amigos mais íntimos, pois não é nada simpático ter uma série de convidados no vosso casamento que não conhecem.
-Quando enviar os convites, telefone aqueles que não consegue convidar , e que poderão estar à espera de receber convite. Explique que se trata de um casamento íntimo e que tem um número limitado de convites!
O que deve ter em conta quando fizer a lista:
-Não convide pessoas apenas porque que é politicamente correcto.
-Se tem um orçamento definido (que é o mais provável) não ultrapasse o número de convites pré-estabelecido.
-Lembre-se que cada pessoa que adicionar à lista, encarece o orçamento final. Convide os amigos por quem sente mais carinho e aqueles que estejam realmente envolvidos com a vossa história.
-Este é um momento muito especial, em que o mais importante é estar rodeado de familiares, amigos, amor e carinho.